15/07/2010

Policia Militar e Consep promovem encontro de segurança de CONSEPS na aldeia dos índios Xacriabás no município de MISSÕES.

                        

          Hoje, 15Jul 10, no centro católico da Aldeia dos índios Xacriabás do municio de Missões, ocorreu reunião com aquela comunidade indígena, envolvendo os CONSEP DE Manga e da Aldeia Xacriabás, sendo esse último o único Conselho de Segurança Pública do Brasil, onde foram abordados vários assuntos  que vêem prejudicando a boa convivência daquela etnia. Sob a mediação do Presidente do Consep indígena e coordenado pelo Cacique Domingos, foram externadas através dos representantes das 36 aldeias da reserva Xacriabás os principais problemas, dentro outros o que mais vem impactando aquela comunidade é o uso de bebida alcoólica pelas pessoas e principalmente por criança e adolescentes. 
          A Polícia Militar através do Sub Tenente  Sena, Sub Tenente Marta, Sargento Pimenta, Sargento Souza e o Capitão Evilázio, ministraram palestras no sentido de minimizar a prejuízo social advindo pelo uso do álcool, projetando vídeos educativos a cerca do assunto. O Sr. Fernando Presidente do Consep do Bairro arvoredo, através de uma apresentação cênica, mostrou às crianças e adolescentes presentes a importância de ficarem distantes das drogas. 
          As lideranças indígenas manifestaram satisfação e ressaltaram a importância da iniciativa, solicitando que  outras vezes fossem realizadas as reuniões, visto que o uso de álcool abusivo vem ceifando ainda cedo a vida de jovens em especial com a combinação de álcool e direção.  Participaram do encontro uma equipe de coordenares da FUNAI com sede na cidade de Governador Valadares, que juntamente com o Sr. Paulo supervisor da Funai em Manga, elogiaram o trabalho diferenciado pela Polícia Militar visando uma melhor qualidade de vida dos índios. Asseverou o Presidente do Consep indígena,   que após a intervenção comunitária da Polícia Militar através do Sargento Pimenta, comandante do destacamento policial de São João das Missões, conseguiram reduzir a zero a pratica de homicídio e crimes violentos no último semestre de 2010, fato esse enaltecido pela Supervisora da Funai de Valadares a Sra. Dureta.