19/10/2010

Com os pés na areia


   
   Visando inovar e motivar na busca do condicionamento físico e no treinamento de técnicas de imobilização, de condução de presos e de defesa dos golpes mais comuns na atividade operacional, Policiais Militares da 245 Cia Manga e Meio Ambiente, efetuaram seu Treinamento Extensivo nas margens do Rio São Francisco. Tendo como complemento o ar puro, sol e a beleza fluvial, eles consideraram um privilégio poder usufruir desse benefício natural. Com os pés na areia e ao lado do rio, qualquer atividade física torna-se mais prazerosa e divertida. Isto tanto pelas características do terreno e pelo tempo de exercício - que costuma ser prolongado pela sensação de que ao ar livre ele passa mais depressa – quanto pelo esforço exigido.
   Os policiais militares executaram alongamentos, aquecimento, capoeira, práticas de defesa e imobilização, natação e futebol.


   Segundo Rogério Perdigão, professor de Educação Física, as caminhadas e corridas na areia da praia além de proporcionarem os mesmos benefícios que na esteira ou na pista são, sem dúvida alguma, mais agradáveis, e se o exercício for na areia fofa ou molhada ainda tem a vantagem de provocar menos impacto nas articulações dos tornozelos, joelhos, quadril e coluna.
   A areia, especialmente a fofa, aumenta o esforço da atividade aeróbica, exigindo maior trabalho dos músculos, o que favorece o ganho de massa muscular nas coxas, pernas e glúteos. No terreno fofo, os pés fazem exercícios de propiocepção  provocados pelas passadas e pisadas diferentes. O dispêndio de maior esforço também melhora a condição cardiopulmonar. 

   Tem-se, ainda, o benefício de desfrutar do sol, que é um importante fixador de cálcio.