No dia 16 de fevereiro de 2011, foram desencadeadas na Fronteira do Norte de Minas com o estado da Bahia, Subárea da 245ª Cia PM de Manga, duas Operações Policiais sendo uma Fronteira no horário de 10 às 16:00 horas e uma Presença de 16:10 às 18:30 horas.
As operações contaram com a participação de policiais militares das cidades de Manga, Montalvânia, Juvenília e Miravânia, sob a coordenação do Cmt da Cia PM.
- Veículos fiscalizados: 155
- Veículos autuados: 21
- Veículos apreendidos: 14
- AIT lavradas: 44
- CNH apreendidas: 02
O êxito na operação se deu em razão da dedicação e empenho de todos os militares envolvidos, repercutindo positivamente na sociedade ordeira.
O foco destas operações era de retirar de circulação veículos oriundos de roubo e furto, e documentação inrregular. Situação que era bem comum na região.
A comercialização irregular de Veículos oriundos de leilões destinados somente para desmanches, e que estavam em circulação também foram apreendidos.
As dificuldades em trafegar pela BR-135 no trecho que liga Montalvania/MG ao município de Manga/MG, não impediram a execução das Operações Policiais.
O tráfego de trabalhadores, caminhões e máquinas é intenso ao longo do trecho.
O Comandante do 2º Pelotão PM de Montalvânia/MG, Sargento Marcos, somou esforços junto ao Capitão Evilazio, Comandante da 245ª Cia PM.
A Polícia Civil esteve presente durante toda a Operação, apoiando os trabalhos.
Os Policiais trabalharam motivados e com profissionalismo.
Destaque para o Sargento Lacerda que é récem chegado ao Pelotão de Montalvânia/MG.
O Município é considerado um Pólo Micro-Regional do Extremo Norte de Minas Gerais, numa região de vegetação predominantemente Cerrado.
Montalvânia é estrategicamente localizada por ser o único meio de ligação entre o Norte de Minas ao Sul da Bahia (Côcos) e a Capital Federal, Brasília, num menor percurso.