28/07/2011

A 245ª Cia PM apoia a cultura. Vale a Pena!

A Polícia Militar de Manga apoia Projetos que visam ressocializar crianças e jovens do município. A Capoeira, através do Grupo de Capoeira Camunucere, tem se mostrado uma forte ferramenta de sociabilização e de inclusão social, pois sendo a capoeira um espaço livre que junto a todas essas informações contribui também para a formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito, cidadania, na liberdade, valorização cultural e pessoal, entre outros. 

 
A Capoeira é um fenômeno nacional, é a expressão de uma síntese de gestos e movimentos que caracterizam a nossa herança africana. Capoeira é música, poesia, festa, brincadeira, diversão e uma forma de luta. Manifestação e expressão de um povo oprimido em busca da sobrevivência, liberdade e dignidade.

 Os movimentos lúdicos da capoeira, tal como as brincadeiras têm um domínio cognitivo motor e psicossocial de grande importância para a criança, sendo assim, que através desses movimentos poderá obter melhor desenvolvimento na coordenação motora no estimulo visual, criatividade, auto-estima.
 O respeito à hierarquia, ao mais velho, ao mais fraco, o trabalho de guarda vencida são valores adquiridos na capoeira. Aqui não estimulamos a capoeira apenas como luta. A inclusão começa aqui dentro. Se ele respeita o parceiro numa roda, lá fora acontece da mesma forma.
 A o som de atabaques, pandeiros e berimbau, dezenas de crianças, adolescentes e adultos exibem a plasticidade e a beleza da ginga da Capoeira, um misto de jogo, luta e dança.
O Grupo de Capoeira Camunucere vem realizando diversas apresentações pelos municípios de Minas Gerais e Bahia. Mas ele depende de apoio, pois não possue verbas próprias: " Estamos sem recurso para ir a um evento de capoeira na Bahia." 
É um grito de socorro  em busca de aporte para divulgação de um trabalho tão sério de resgate de pessoas, missão esta que tem o carimbo das coisas de Deus. 
Em nome daqueles que acreditam na melhoria de uma parcela da sociedade que necessita de amparo, além do que já temos. 
Em nome de um modelo de policiamento voltado para o bem estar comunitário e  humanizado. 
Conclamamos aqueles que de uma forma ou outra possam nos apoiar a levar em frente projeto que, além de ser também um ícone cultural para cidade de Manga é uma forma de termos uma juventude sadia de corpo e de mente. Caros coordenadores do Grupo  Camunucere, acredito que logo em breve teremos mais apoio, pois temos em Manga pessoas idóneas  que acreditam nas coisas sérias e dentre este a Polícia Militar, que vê nos projetos sociais uma forma de reverter um quadro desfavorável de insegurança para a comunidade em geral. 
Se nós manguenses conseguimos patrocínio para outros eventos, por que para esse projeto de  tamanha importância social e cultural de um povo,  não vamos conseguir?