25/09/2010

Comandante de Manga/MG ministra palestra contra drogas

 
No dia 21 de setembro em Mocambinho/MG e 25 de setembro em Janauba/MG, aconteceu na EPAMIG a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, evento onde são abordados assuntos relacionados a cuidados, proteção, ambiente de trabalho, riscos envolvidos e vários outros. A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, este ano incluiu em sua programação o assunto Álcool e outras drogas.
     
      Para tanto, foram convidados o Capitão Evilázio comandante da 245ª Cia PM de Manga/MG  e sua esposa Subtenente Marta, que fazem parte do Grupo de Auto Ajuda de Januária/MG.   Os policiais militares falaram como o alcoolismo afeta o convívio social, a família, o rendimento no trabalho, além de acometer o indivíduo á diversos problemas de saúde. Mais do que uma doença física, o alcoolismo é um verdadeiro massacre ao indivíduo, que passa a ser segregado, ocasionando a esta pessoa um profundo sentimento de culpa, dificultando a sua saída do vício. A compreensão e a ajuda familiar são fundamentais no tratamento do alcoólatra que deve aceitar a sua condição de doente para que o tratamento surta efeito.
  
      Foi explanado que o indivíduo alcoólatra não aceita a condição de doente negando inclusive o problema com o vício, daí a necessidade do envolvimento familiar. Uma conversa franca e honesta, conduzida pelo psicólogo da empresa ajudam na compreensão. O remanejamento temporário de funções perigosas ou que causem riscos à vida de terceiros é necessária até que o funcionário esteja apto a exercer suas tarefas habituais.
   
    Concluindo os graduados esclareceram que os alcoólatras não necessitam de pena e sim da nossa compreensão e solidariedade. O problema existe e não deve ser ignorado, o doente precisa ser tratado para o bem de todos, família, empresa e principalmente o alcoólatra.