30/12/2010

Polícia Militar e Civil cumprem mandado Busca e Apreensão em Virginio

        Na data de 30 de dezembro de 2.010, a 245ª Cia Manga efetuou uma Operação para cumprimento de mandado judicial no povoado de Virgínio, município de Miravânia/MG. Foram empregados policiais militares e civis de Manga, em apoio ao Destacamento PM de Miravânia, norte de Minas. 

          


         
         Foram empregadas viaturas Policiais de Manga,  Miravânia e São João das Missões, pois as estradas ao Povoado, são de difícil acesso. 
 

          As estradas isoladas e ladeiras ingremes, proporcionam belas imagens, mas devido às chuvas constantes,  aumentam o risco de aquaplanagem, com derrapagens e atolamentos.

                 O objetivo é levar ao homem do campo, nas áreas rurais, a sensação de segurança. Pois mesmo em locais isolados, sem telefone e televisão, a presença policial deve ser reconhecida.

         A localidade de Virgínio, pertence a Miravânia/MG e  faz divisa com  área indígena demarcada dos  Xacriabás. Ela foi cenário de brutal assassinato em 2.007,  quando três jovens espancaram o índio xacriabá Avelino Nunes Macedo, 35 anos até a morte,  por motivo fútil, com socos e pontapés.      
   
       O cumprimento de uma Ordem de Mandado de Busca e Apreensão possue um caráter humanístico muito forte. É o Poder Público, que através de seus diversos braços da Lei, atende os anseios de uma comunidade, que denúncia ameaças e violências por parte de alguns moradores que vivem em desacordo com as regras da sociedade ordeira.       
         Como resultados da Operação, foram efetuadas três prisões e uma apreensão de arma de fogo.                       
        
       A Polícia Civil e Militar devem atuar de comum acordo com as necessidades sociais e estar preparadas para corresponder às expectativas de toda sociedade.
       Segundo Luís Fernando Dias Silva Cardoso,  Aluno-Oficial da PMBA, atualmente cursando o 2º ano do Curso de Formação de Oficiais: "Vale ressaltar que a atividade policial está intimamente ligada à preservação da vida. Esta última, conceituada como sendo o bem maior de todos nós, logo deve sempre ser tratada como tal"-(http://abordagempolicial.com)