02/11/2011

Conheça a polícia da Bahia



           A policia militar do estado da Bahia no intuito de reforçar o policiamento ordinário (policiamento fixo em cada cidade) criou as CIPEs- Companhia Independente de Policiamento Especializado. Existem 8 Cipes no estado da Bahia, cada uma delas responsável por uma região distinta, e com treinamento próprio para atuar em cada uma delas.
A 245Cia PM de Manga é fronteada por duas CIPEs, a CIAC- Companhia Independente de Ações no Cerrado, conhecida como "Polícia do Cerrado", que tem sede em Bom Jesus da Lapa, e a CAESG - Companhia de Ações Especiais no Sudoeste e Gerais, conhecida  como "Polícia da Caatinga", ou também chamada de "Policia do Cerrado", já que todas as CIPEs usam o mesmo uniforme. A CAESG tem sua sede situada em Vitória da Conquista e é responsável pela maior parte da fronteira da Bahia com o estado de Minas.
 Mapa de divisão das CIPEs PMBA, porém este mapa está desatualizado,já existem 8 CIPEs
no Estado da Bahia
No estado de Minas possuimos as CiaMEsp - Companhia de Missões Especiais, que reunem os pelotões do GATE, ROTAM, CHOQUE, CORPAER e ROCCA. A 8ª CiaMEsp, que possui sede em Montes Claros, é a Cia responsável pelo recobrimento no norte de minas.
Existem muitos mitos regionais sobre a famosa "Polícia do Cerrado", mas não é nada mais nem menos do que uma polícia militar como a nossa, seguidora dos preceitos legais, compromissada com a segurança e com o bem estar do cidadão e que para este feito não medem esforços nem fronteiras. Porque tanto a PMBA quanto a PMMG sabem que do outro lado da fronteira existe o apoio e o companherismo de uma força co-irmã.

Colaborador:
SD GONDIN

Nenhum comentário: