01/10/2011

III Encontro de Mulheres Indígenas do Leste

A 245ª Cia PM apoia a Comunidade Xacriabá
O III Encontro de Mulheres Indígenas do Leste, aconteceu na aldeia Barreiro Preto, território dos índios Xacriabá, no Município de São João das Missões MG. A chegada dos participantes foi no dia 22 de Setembro de 2011 e o encerramento do encontro dia 25 de Setembro de 2011.

No primeiro dia foi realizada uma grande plenária com a apresentação dos participantes, apresentação da pauta, fala dos parceiros e aliados, conjuntura, divisão de tarefas e preparação para as oficinas. No segundo dia o deslocamento dos participantes para as oficinas, visto que em alguns casos foi preciso realizar viagens de até 60 km . Ainda neste dia, os participantes retornaram para a aldeia Barreiro preto, onde aconteceu a noite cultural.
O terceiro dia apresentação dos resultados das oficinas e os encaminhamentos finais.
                                            



Temas das oficinas: Aldeia Barreiro Preto
Oficina01: Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Social.
Aldeia Brejo Mata Fome
Oficina 02: A luta pela igualdade e autonomia das mulheres.
Aldeia Caatinguinha
Oficina 03: Ervas medicinais e tradicionalidade indígena.
Aldeia Morro Vermelho
Oficina 04: Terra, território e criminalização das lutas sociais.
Aldeia Dizimeiro
Oficina 05: Política indigenista e políticas públicas com enfoque nos grandes projetos.
 
Os Xacriabás são um grupo indígena que habita o estado brasileiro de Minas Gerais.

No período pré-colonial, os Xacriabás não tinham um território definido e ocupavam várias regiões no vale do Tocantins, Goiás e às margens do rio São Francisco. A caça e a pesca foram atividades importantes para os Xacriabás quando ainda tinham acesso ao rio São Francisco e as matas dos Gerais ocupavam maiores extensões.

Hojé, os Xacriabás estão localizados em São João das Missões, Minas Gerais. 
No passado, também eram chamados acroás e habitavam a Bahia, onde também foram chamados de coroás, o Piauí, onde foram chamados gamelas, e o estado de Goiás.


 
 
Falavam um dialeto da língua A’uwen. Hoje em dia, os Xacriabá somente falam o português.
Seu cacique, Domingos e o Índio Jair, professor na tribo estão retomando a pesquisa e o uso do dialeto Xacriabá.

São a mistura de índio com negro, atualmente 8.380 índios. A relação de índios locais com escravos forma hoje o povo Xacriabá.







Tornaram-se grandes agricultores e criadores de gado e de animais de pequeno porte, mesmo vivendo em uma região dominada pela seca. Cultivam produtos, como o milho, a mandioca, a cana e várias espécies de feijão.
 

Antes da realização, Célia Xakriabá, jovem indígena da equipe de coordenação geral declarou: -“ III Encontro de Mulheres Indígenas será mais um elemento na busca e garantia dos direitos e de unificação das lutas detodas as mulheres,indígenas, quilombolas, pescadoras, vazanteiras e trabalhadoras rurais, além de ocupar de forma definitiva espaço nos fóruns de decisões no movimento indígena e das políticas públicas brasileiras”.