04/10/2011

PMMG participa de audiência Pública para discutir a situação de violência e discriminação sofrida pelo povo Xakriabá.

Os deputados Durval Ângelo (PT) e Arlen Santiago (PTB) estiveram na aldeia nesta terça (4/10) , quando a Fundação Nacional do Índio (Funai) reconheceu os direitos dos indígenas às terras hoje ocupadas por fazendeiros da região. 
Durante o evento, o Capitão Evilázio, comandante da 245ª Cia PM,  deu conhecimento aos presentes que, apesar da responsabilidade pela segurança da terra indígena ser da Polícia Federal, a PMMG  está prestando apóio à comunidade Xacriabá e acompanhando de perto os relatos de ameaça de morte sofridos pelos indígenas. 
A  Audiência Pública foi realizada para discutir a situação de violência e discriminação sofrida pelo povo Xakriabá. A perseguição tem ocorrido, principalmente, devido à luta do povo indígena em defesa do direito ao seu território, hoje reduzido a um terço - o restante da terra continua sobre o domínio de fazendeiros.


Durante a audiência o delegado da Polícia Federal em Montes Claros, Tiago Garcia Amorim, afirmou que a instituição está presente na comunidade e atuando para proteger os indígenas.
O procurador da República em Montes Claros, Alan Versiane de Paula, afirmou que as denúncias estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal. 
 

Os Xacriabás formam a maior comunidade indígena no Estado de Minas Gerais e conquistaram o direito às suas terras após processo conflituoso com os fazendeiros da região. Em 1987, um fazendeiro  invadiu uma das aldeias da tribo, acompanhado por grupo fortemente armado e promoveu o episódio que ficou conhecido como ‘chacina Xakriabá”, quando foi assassinado o então cacique Rosalino, pai do atual prefeito de São João das Missões. 
A reserva
Atualmente, as terras da tribo dos Xacriabá, em São João das Missões, estão delimitadas em 50 mil hectares para cerca de 9 mil habitantes divididos em 33 aldeias. A comunidade vem lutando para aumentar o total das terras para mais de 75 mil hectares. A Terra Indígena Xacriabá foi homologada em 1987. Posteriormente, em 2003, foi acrescentada em área contínua a Terra Indígena Xacriabá Rancharia.