16/01/2011

CONSEP da Aldeia Xakriabá de São João das MIssões recebe veículos


Os povos indígenas Xakriabá de São João das Missões hoje contam com veículos que foram entregues no final de 2010,  para utilização do CONSEP, Conselho Comunitário de Segurança Pública, único consep indígena do pais.
 O CONSEP de S.J.Missões realiza a integração da Polícia, comunidade, várias autoridades e lideranças da Reserva Indígena do município. Questões diversas referentes à Segurança Pública são discutidas pelos participantes, além de projetos de melhorias para a qualidade de vida da comunidade.   
 O CONSEP, desenvolve  uma parceria decisiva  junto a PMMG na busca de solução de problemas afetos à Segurança Pública e prevenção contra a práticas de delitos.



As terras Xakriabá localizam-se no município de São João das Missões, no norte de Minas Gerais. A Terra Indígena Xakriabá foi homologada em 1987 com a extensão de 46.415 hectares, e posteriormente, em 2003, foi acrescentada em área contínua a TI Xakriabá Rancharia, homologada em 2003 com 6.798 hectares. A população passa dos 7 mil indígenas.


Os carros vão contribuir direta e indiretamente com a segurança pública Devido a grande extensão da região xakriabá, assolada pela seca, que prejudica as plantações e a criação, os aldeamentos ficam, geralmente, à beira de cursos d`água e é preciso caminhar longas distâncias de uma aldeia para outra. Fato que torna difícil o acesso a recursos e busca de soluções de conflitos sociais.