26/01/2011

PM de Meio Ambiente apreende madeira em Miravânia/MG


Nesta data, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Manga/MG, compareceu à cidade de Miravânia/MG, onde segundo denúncias,  foram derrubadas 07 arvores esparsas das espécies Sucupira Preta e Musambé, totalizando 23 mourões, a madeira.
 
A madeira e o trator que as transportava, ficaram apreendidas e o autor ficou como fiel depositário dos mesmos, além de ser autuado administrativamente em R$1.744,00.
 O Norte de Minas tem sofrendo com um triste legado, de anos de desmatamento.  As árvores tropicais estão rapidamente desaparecendo principalmente devido ao corte da madeira, exploração mineral, construção de hidroelétricas e a ocupação desordenada da terra em geral. A vida de nossos indígenas está indeterminada e todo ano milhares de espécies de animais e plantas desaparecem.
 A exploração ilegal é aquela realizada sem autorização de exploração e se caracteriza pela sua ação rápida, predatória e devastadora de grandes áreas de floresta nativa.
 Muitas vezes o desmatamento ocorre inclusive em Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), ou seja, em áreas protegidas por lei.
                  
 As queimadas e desmatamentos deixam o solo desprotegido, facilitando a erosão e provocam a perda de nutrientes, diminuindo a fertilidade. O solo sem cobertura causa o assoreamento dos rios, o que produz inundações. As represas recebem grande quantidade de terra, sofrendo contínuo processo de assoreamento e prejudicando a vida aquática. Formam-se novas ilhas nos santuários dos rios, impedindo a subida dos peixes e dificultando o transporte fluvial.
 O desmatamento e a erosão do solo nas nascentes e nas margens dos cursos de água comprometem a rede hidrográfica, à medida que grande quantidade de terra e areia se deposita no fundo de rios e lagos, diminuindo sua profundidade. Esse fenômeno, conhecido como assoreamento, aliado à escassez de vegetação nativa, que antes absorvia a água, intensifica a incidência de enchentes