24/01/2011

Polícia do Meio Ambiente resgata tuiuiú


Uma visita inesperada apareceu na tarde do dia 24 jan 2011,  na lagoa do mercado Municipal de Manga/MG. Um tuiuiú ou jaburu (Jabiru mycteria), uma das maiores aves da América do Sul  resolveu passear pelo largo da lagoa.                                                                   
O Jaburu é uma ave de corpo robusto e chega a medir 1,15m de altura. O bico, grosso e afilado na ponta, tem 30 cm de comprimento. O pescoço é preto e a parte do papo, dotada de notável elasticidade, é vermelha. A cor predominante das penas no indivíduo adulto, é branca.                                                                                 
 Diversas pessoas pararam para ver, conhecer e fotografar este animal , uma vez que é desconhecido por muitos moradores. Porém muitas crianças passaram a atirar pedras na ave, e a Polícia do Meio Ambiente de Manga/MG foi acionada.                              
Utilizando uma tarrafa os militares Sgt Carley, Sd Alecio e Sd Pinheiro , efetuaram a captura do animal e recolheram-no, conduzindo-o para o parque estadual Mata Seca onde possui , uma extensa area e pessoal treinado, dentre eles o Biologo Samuel Matos A. de Novais. A ave ficou sob os cuidados do mesmo para avalição fisica, alimentação e depois a soltura. 
Este animal pertence a fauna brasileira precisamente habita bioma do pantanal, é conhecido cientificamente por Jabiru Mycteia e se alimenta excluisivamente de peixes. Possívelmente segundo o biologo este animal encontrava-se em proceso de migração e acabou-se perdendo, vindo a procurar alimento e abrigo nesta lagoa onde foi capturado.